sexta-feira, 9 de novembro de 2007

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ZUMBIDO


Acontecerá dia 11 de novembro, domingo, a comemoração do Dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido , com a realização da I Caminhada Temática de Conscientização do Zumbido, a partir das 9 da manhã, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. "Será uma caminhada especial, com algumas estações para parada dos participantes, representando a passagem dos sons na via auditiva, com explicações sobre o sintoma, além de entrega de folhetos sobre o assunto. No final do passeio, haverá a apresentação de uma peça de teatro, especialmente criada pelo Grupo de Teatro Dádiva, sobre o tema, show de MPB e sorteio de brindes", explica a Profª. Drª. Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista que pesquisa o assunto há 13 anos, um sintoma que aflige 28 milhões de brasileiros, fundadora e coordenadora nacional do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido, do Hospital das Clínicas, de São Paulo.

O objetivo da caminhada é esclarecer o maior número de pessoas possíveis sobre o zumbido, um sintoma que acusa algum problema no organismo e que tem tratamento, diferentemente do que se acreditava até algum tempo atrás. "Optamos por uma caminhada temática, didática, com estações que tenham, durante o seu percurso, cartazes explicativos sobre o caminho que o zumbido faz dentro do corpo humano, passando por estações similares a uma estrada férrea, cuja estação final é o cérebro. Assim, os participantes, além de compreenderem o zumbido, poderão ter em mãos subsídios para, ao procurarem seus médicos de confiança, receber o tratamento mais adequado para o seu caso. E, ainda, descobrir como hábitos de vida mais saudáveis podem ajudar na prevenção e no controle de várias doenças, incluindo a melhora – ou a cura – do zumbido", diz a médica.

"A caminhada deverá ter, aproximadamente, uma hora e meia de duração, incluindo o alongamento, preparada por uma equipe formada por avaliadores físicos e personal trainers para todas as idades. Para tranqüilidade dos participantes, nas paradas, serão entregues garrafas de água e lanches saudáveis. "Esperamos que seja um domingo bastante agradável e útil para disseminar as informações sobre esse problema tão perturbador da qualidade de vida", informa Dra. Tanit.

Teatro &

música!

Para identificar os participantes da Caminhada Temática Nacional de Conscientização do Zumbido, a organização estará entregando aos participantes camisetas. Haverá garrafas de água aromatizadas com laranja e limão, oferecidas pelos patrocinadores e, no final, sorteio de brindes entregues pela Peugeot, Oregon Scientific, além de sorteios de semestres esportivos em academias de ginástica paulistanas – Levitas e Estação Fitness –, com o intuito de estimular a diminuição do stress, uma das maneiras de ajudar a curar o zumbido.

No final da caminhada, duas atrações irão entreter os participantes. A primeira será um show de música popular brasileira, com voz e violão e a segunda, uma peça, escrita especialmente para o evento pelo grupo de teatro Dádiva, denominada Quem Sumiu com o Meu Zumbido?. "Será uma caminhada alegre, divertida, chamando atenção para um sintoma que aflige milhões de brasileiros, confundido até com loucura (o que não é), onde famílias inteiras poderão passar a manhã se exercitando, se divertindo e aprendendo como lidar, de maneira positiva, com o zumbido", finaliza ela.

O início da Caminhada Temática Nacional de Conscientização do Zumbido se dará às 9 da manhã e acontecerá, em São Paulo, no Parque Villa-Lobos. Os patrocinadores do evento são Nykomed, Videx, Danavox, Levitas, Oregon, Wydex, Viva Pegeout, Coca-cola, Água Aquarius, Coclear / Politec, Nycomed, a coordenação será da equipe Sentir Bem e a produção ficará a cargo da Stela Maris Eventos. Tem o apoio da Fundação Otorrinolaringologia, do Hospital das Clínicas e acontecerão caminhadas alusivas à data em todas as cidades que têm regionais do GAPZ: Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Campinas e São José do Rio Preto.

O Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido se reúne em São Paulo, todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, às 16 horas, no Auditório de Otorrinolaringologia, no Hospital das Clínicas e maiores informações sobre a Caminhada Temática Nacional de Conscientização do Zumbido podem ser obtidas através dos sites www.zumbido.org.br e www.sentirbem.com.br.

Nenhum comentário: